Diferenças entre Marketing Digital, Marketing de Redes Sociais e um Fotógrafo

Há algumas grandes diferenças entre um Marketeer Digital, o Marketeer de Redes Sociais e um Fotógrafo. Este artigo surgiu na ideia de elucidar alguns pensamentos sobre a temática. Quando tentas ser tudo, ou quando te exigem seres tudo (comportamento típico nas empresas), a probabilidade de não te destacares é muito grande.

Serve de exemplo os enúmeros ditados populares portugueses tal como “Cada macaco no seu galho” ou o “Tudo quer, tudo perde.”

De facto é muito dificil encontrar uma pessoa que possa confiar a eficiência nestes três ramos, eis porquê.

Marketing Digital

O marketing digital é o conjunto de estratégias que podem ser implementadas na pessoa colectiva ou individuo por forma a obter novos relacionamentos, vendas, negócios e/ou atrair clientes digitalmente.

É um conceito bastante subjetivo pois, na realidade engloba todas as estratégias desenvolvidas online. Apresenta várias variantes nas quais:

SEO; SEM; Inbound Marketing; Marketing de Conteúdo, Marketing de Influência, Marketing Social, E-mail marketing, Mobile Market, Google Ads, Facebook Ads etc…

A partir desta subjetividade toda, as pessoas formadas nesta área estão normalmente aptas para responder a todo o nível de Marketing Digital. Se o vão desempenhar com a mesma performance em todos os pontos descritos acima? Um pouco complicado não acha?

Marketing de Redes Sociais

“Ó, esse até eu faço!” – resposta em 70% das situações.

Se calhar até percebe de Facebook mas e o Instagram? “Ó, isso não me traz retorno!” – resposta em 65% das situações.

E o Twitter? E no caso de B2B, LinkedIn? Sabe interagir de forma multidisciplinar nas diversas redes? E o conteúdo? Sabe adaptar? Que públicos encontra nas diversas plataformas? Como vai comunicar o seu produto ou serviço? E o mundo gigante dos anúncios nas redes sociais?

O Marketing de Redes Sociais é muito mais do que fazer uns posts e ter a marca nas redes, por ter. As Redes Sociais são uma ferramente poderosíssima de se fazer conhecer com uma moeda de troca fantástica, O CONTEÚDO!

Sim, o Marketing de Conteúdo (mais um marketing) é crucial para a sua performance em tudo o que é digital. Seja escrita, vídeo, áudio, fotografia. A forma como se exprime digitalmente tem de ter qualidade. Depois também tem de se preocupar no elemento diferenciador do seu conteúdo para despertar atenção dos consumidores digitais. Ainda acha que um marketeer digital dá resposta a tudo?

Juntamos a esta ferramenta os Blogs, os Vlogs, os Youtubers, o Twitch, o Twitter… Uma panóplia de ferramentas que tudo o que pedem em troca é conteúdo de qualidade e diferenciador.

É nestes pontos que se concentra o Marketing de redes sociais.

Fotógrafo

Toda a gente sabe o que é um fotógrafo e/ou um videógrafo. Exigimos qualidade nos conteúdos produzidos por estes e temos de dar muito valor a este conteúdo.

Mas daí, a exigir que coloquem esses conteúdos num website, que façam algum copywriting, ah! E aproveita para fazer um post no Instagram, não te custa nada! E convida ainda uma influencer para partilhar o conteúdo e ainda fazer um post patrocionado sobre esta salada toda. Deu para entender?

Conclusão

“Isto das redes sociais afinal não funciona.” Resposta final de quem tudo quer e tudo exige.

No entanto as Redes Sociais são a maior ferramenta de atenção no momento. A probabilidade de você estar a ler isto e um consumidor seu estar nas redes sociais é gigante.

Veja o vídeo abaixo e seja bem-vindo à realidade:

Se tiver mais algo a acrescentar, por favor envie a sua sugestão por e-mail. 

Partilhar conteúdo