Tamanhos e dimensões do Instagram 2021

Quem nunca tirou a fotografia perfeita para o Instagram e na altura de carregar para a plataforma, não carregou a fotografia completa. Ou o vídeo ficou desconfigurado, ou não carregou o vídeo inteiro.

Quais são os tamanhos do Instagram? Quais são as dimensões do Instagram? Qual a resolução de vídeo no Instagram e o size ratio? 

Neste artigo vamos abordar todos estes aspetos relacionados com a plataforma para estares sempre um passo à frente e não te desiludires na hora de carregar aquela foto para a rede.

Após alguns anos em que o instagram apenas carregava os clássicos 1080×1080, ou seja, imagens quadradas, as dimensões e os tamanhos foram atualizados (aleluia) e apresentaram novas formas de carregar informações para a rede social.

Enquanto que muitos utilizadores não acham relevante este tipo de informações, outros (com o crescimento e mediatismo da rede) acham muito importante, outros porque tiveram uma grande desilusão na hora de carregar o seu excelente conteúdo.

Sendo o conteúdo um dos principais factores contributivos para o sucesso na sua performance social nas redes esta informação vai tornar este processo muito mais simples e diminuir o risco de desilusão na hora da postagem. <- Veja algumas dicas sobre performance nas redes neste artigo.

Para nós enquanto agência era bastante limitativo a partilha de imagens sempre quadradas e esta nova adição trouxe mais criatividade à rede e ao mesmo tempo algum awareness na hora de criar conteúdos.

Tamanhos e dimensões do Instagram - 2020

O Instagram tem 3 orientações de imagem:
  • Quadrado;
  • Panorama (horizontal);
  • Retrato ( vertical).

Quadrado

A imagem standard do Instagram prende-se no máximo de 600×600 píxeis. 

De notar que o Instagram armazena uma versão tão grande quanto 1080×1080 pixels. No entanto, mesmo em grandes telas, parece que ainda exibem um máximo de 600×600. Por isso a nossa recomendação é para criar conteúdos no tamanho de 1080×1080 pois oferecem um detalhe maior e podem reutilizar para outras redes sociais. (É um risco usar 600×600 por ser demasiado pequeno.)

O vídeo quadrado também se tem revelado como o rácio de tamanho com melhor desempenho.

Panorama

Este é o aspecto de uma fotografia de panorama. Na rede Instagram, por ser pequena e muito comprimida, tem de ser uma fotografia com algum significado e com muita qualidade, ou então, perde o seu impacto.

O maior que testamos foi 1920×1080 o que o instagram comprimiu para 600×337.

Os vídeos panoramas são mostrados em 600×336.5 (ou 1200×673 num ecrã de retina). Muito semelhante a um 16:9, como estamos habituados a ver no youtube ou televisão.

Retrato Vertical e Vídeo

Este é o tipo de partilha que mais recomendámos. Pela sua maior dimensão, por ter de haver um scroll maior no feed e por ter este impacto gigante no utilizador.
Aconselhámos sempre fotografias com a câmara na vertical para conseguirmos atingir este resultado final no Instagram. Tamanho?

480×600 (ou 960×1200 em ecrãs de retina). Mas parece que o Instagram conserva a imagem num máximo de 1080×1350.

Vídeos verticais são um pouco mais complicados. Surgem num máximo de 481×599.484, fazendo com que seja difícil trabalhar no limiar deste tamanho (visto que os píxeis não podem ser divididos em fracções).

Instagram Stories

O Instagram Stories tem sido o grande alívio de muitos instagrammers e bloggers que têm criticado muito o algoritmo do instagram. 

Uma ferramenta que permite melhor retratar situações do dia-a-dia dos usuários é importante saber qual o máximo de tamanho na hora de carregar algum conteúdo. Visto que quando o formato é quadrado ou rectângulo as fotos ficam cortadas (e não tão apelativas…)

A nossa maior recomendação é conteúdos com um rácio 9:16, em píxeis – 1080×1920.

Conclusão

Pronto para enfrentar todas as limitações e tamanhos do Instagram?
Se tiveres alguma dúvida não hesites em contactar e já agora, subscreve a nossa newsletter para nunca perderes nenhuma novidade!